A verticalização das empresas, predominantemente as da área industrial de bens de consumo, nos parece ser um movimento irreversível.

A integração para frente é a escolha por parte do fabricante, de vender através de um ou mais canais diretos de distribuição, conectando-se diretamente ao consumidor final.
Quando uma empresa vende seus produtos através de mais de um canal de venda, chamamos de Distribuição Multicanal, um assunto muito em voga nos dias de hoje.
Ao implantarmos essa estratégia, um dos grandes dilemas é por onde começar. Montar ambientes físicos ou criar um site de vendas são as dúvidas recorrentes. As vezes, implantamos ambos ao mesmo tempo.
Para o fabricante, vender diretamente é o inicio da construção de uma nova ordem cultural – a Cultura do Varejo. Resumidamente, é começar a se importar com pequenas unidades de produtos vendidas na loja, ao invés  de milhares de unidades fabricadas na indústria.
A industria está acostumada a lidar com números de comercialização de itens bem superiores aos do varejo, principalmente no inicio da verticalização, pois a possibilidade de escala é mais limitada.
O fabricante tradicional deseja produzir infinitas quantidades do mesmo produto e especificação. O varejista, em contrapartida, deseja oferecer aos clientes uma infinita variedade de produtos e especificações diferentes.
Este costuma ser o primeiro choque cultural.
Igualmente importante e inversamente proporcional ao exemplo acima, são os clientes.
A indústria, por mais extensiva que seja, tem um numero limitado de clientes. Ao invés de olhar para poucos e significativos compradores, a industria ao integrar para frente, deve prestar atenção a muitos consumidores de seus produtos e aficionados de sua marca.
Esta nova forma de se relacionar é o segundo choque cultural com o qual a industria se depara ao buscar a integração a frente.
A combinação entre relacionar-se com muitos clientes ao mesmo tempo e  comercializar uma enorme variedade de produtos é o cerne da Cultura do Varejo.
Auxiliar a desenvolver esta cultura é o grande desafio que instiga e motiva o CanalVertical.
Acompanhe nossos textos, compartilhe a sua opinião e viaje conosco pelo fascinante Mundo do Varejo e o ainda pouco explorado Universo da Distribuição Multicanal.
CanalVertical
Conectar É a nossa Missão!

No comments yet