Embora o cabeçalho soe meio filosófico, a verdade é que nunca as lojas físicas estiveram tão em alta junto aos analistas e futurólogos de mercado. Nunca consegui entender isso. Desde que o ambiente digital começou a surgir apareceram várias categorias discriminando o mundo físico do virtual.: Marketing Digital, Varejo Digital, Relacionamentos Digitais. Criou-se a ideia que esses “mundos” seriam tão novos e diferentes que somente os que entendiam de digital seriam capazes de percorrer seus caminhos.

Venho discordando desse ponto de vista desde o início. Para mim marketing é marketing, varejo é varejo e relacionamento é relacionamento. E o ambiente não é final. É apenas o meio pela qual as empresas utilizam ferramentas. Obvio que o digital usa ferramentas diferentes do físico. Ainda bem. Pois isso gera uma efetiva sinergia entre os dois ambientes.

É muito bom ler e ter participado da reportagem na Folha de São Paulo comentando as diversas empresas que nasceram no ambiente digital e hoje incluem o PdV (Ponto de Venda) como estratégia de crescimento e consolidação da Marca. Longa vida ao Multicanal!

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2015/09/1680300-marcas-virtuais-abrem-lojas-em-shoppings-e-investem-ate-r-1-milhao.shtml

No comments yet